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Hidrelétrica de Caminhão Elétrico, uma alternativa para regiões montanhosas alterima geradores roda pelton

Por Alterima em 15/03/2022
Hidrelétrica de Caminhão Elétrico, uma alternativa para regiões montanhosas alterima geradores roda pelton

Avaliação do sistema de Hidrelétrica de Caminhão Elétrico na região da usina Kaprun, na Áustria, que gera eletricidade com bombeamento.
[Imagem: Julian David Hunt et al. - 10.1016/j.energy.2022.123495]

Hidrelétrica de caminhão elétrico

A ideia de Julian Hunt e seus colegas é tirar proveito de caminhões elétricos para que eles transportem água entre os depósitos nas regiões de montanha. Eles chamam o conceito de "hidrelétrica de caminhão elétrico".

Essa hidrelétrica volante deverá usar a infraestrutura rodoviária já existente para transportar água montanha abaixo em contêineres, tirando proveito dos freios regenerativos do caminhão elétrico para transformar a energia potencial da água em eletricidade e carregar a bateria do caminhão. A energia gerada poderia então ser vendida para a rede ou usada pelo próprio caminhão para transportar outras mercadorias.

A hidrelétrica de caminhão também pode gerar eletricidade em combinação com recursos solares e eólicos ou fornecer serviços de armazenamento de energia para a rede.

"A configuração ideal do sistema é em regiões montanhosas com estradas íngremes, onde os mesmos caminhões elétricos podem ser usados para gerar energia hidrelétrica de diferentes localidades. Isso aumenta as chances de que a água esteja disponível," disse Hunt.

As regiões com maior potencial são os Andes e o Himalaia, embora as regiões montanhosas da América do Norte e Europa também possam ter benefícios.

Hidrelétrica de Caminhão Elétrico, uma alternativa para regiões montanhosas

Caminhão hidrelétrico de carga híbrida: (a) Totalmente carregado com carga e tanque de água vazio; (b) carga e tanque de água parcialmente carregados, e (c) carga vazia e tanque totalmente carregado.
[Imagem: Julian David Hunt et al. - 10.1016/j.energy.2022.123495]

Petawatts

Segundo a equipe, essa tecnologia seria uma fonte inovadora e limpa de eletricidade competitiva com energia solar, eólica e hidrelétrica convencional: As estimativas de custo mostram que o custo nivelado da Hidrelétrica de Caminhão Elétrico fica entre US$30 e US$100 por MWh, o que é consideravelmente mais barato do que a energia hidrelétrica convencional, que fica na faixa de US$50-200 por MWh.

A equipe foi ainda mais longe, e estimou o alcance global das hidrelétricas de caminhões elétricos: Eles estimam que a tecnologia poderia gerar 1,2 PWh de eletricidade por ano, o que equivale a cerca de 4% do consumo global de energia em 2019.

"Esta tecnologia não requer barragens, reservatórios ou túneis, e não atrapalha o fluxo natural do rio e a passagem dos peixes. O sistema requer apenas estradas, que já existem, estações de carga e descarga semelhantes a pequenos estacionamentos, uma instalação de baterias conectada à rede e os caminhões," defendeu Hunt.

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