Avaliação do sistema de Hidrelétrica de Caminhão Elétrico na região da usina Kaprun, na Áustria, que gera eletricidade com bombeamento.
[Imagem: Julian David Hunt et al. - 10.1016/j.energy.2022.123495]
Hidrelétrica de caminhão elétrico
A ideia de Julian Hunt e seus colegas é tirar proveito de caminhões elétricos para que eles transportem água entre os depósitos nas regiões de montanha. Eles chamam o conceito de "hidrelétrica de caminhão elétrico".
Essa hidrelétrica volante deverá usar a infraestrutura rodoviária já existente para transportar água montanha abaixo em contêineres, tirando proveito dos freios regenerativos do caminhão elétrico para transformar a energia potencial da água em eletricidade e carregar a bateria do caminhão. A energia gerada poderia então ser vendida para a rede ou usada pelo próprio caminhão para transportar outras mercadorias.
A hidrelétrica de caminhão também pode gerar eletricidade em combinação com recursos solares e eólicos ou fornecer serviços de armazenamento de energia para a rede.
"A configuração ideal do sistema é em regiões montanhosas com estradas íngremes, onde os mesmos caminhões elétricos podem ser usados para gerar energia hidrelétrica de diferentes localidades. Isso aumenta as chances de que a água esteja disponível," disse Hunt.
As regiões com maior potencial são os Andes e o Himalaia, embora as regiões montanhosas da América do Norte e Europa também possam ter benefícios.
Caminhão hidrelétrico de carga híbrida: (a) Totalmente carregado com carga e tanque de água vazio; (b) carga e tanque de água parcialmente carregados, e (c) carga vazia e tanque totalmente carregado.
[Imagem: Julian David Hunt et al. - 10.1016/j.energy.2022.123495]
Petawatts
Segundo a equipe, essa tecnologia seria uma fonte inovadora e limpa de eletricidade competitiva com energia solar, eólica e hidrelétrica convencional: As estimativas de custo mostram que o custo nivelado da Hidrelétrica de Caminhão Elétrico fica entre US$30 e US$100 por MWh, o que é consideravelmente mais barato do que a energia hidrelétrica convencional, que fica na faixa de US$50-200 por MWh.
A equipe foi ainda mais longe, e estimou o alcance global das hidrelétricas de caminhões elétricos: Eles estimam que a tecnologia poderia gerar 1,2 PWh de eletricidade por ano, o que equivale a cerca de 4% do consumo global de energia em 2019.
"Esta tecnologia não requer barragens, reservatórios ou túneis, e não atrapalha o fluxo natural do rio e a passagem dos peixes. O sistema requer apenas estradas, que já existem, estações de carga e descarga semelhantes a pequenos estacionamentos, uma instalação de baterias conectada à rede e os caminhões," defendeu Hunt.