MICRO USINA HIDRELÉTRICA x LUZ PARA TODOS
As Micro Centrais Hidrelétricas ALTERIMA tem a habilidade de produzir energia suficiente para atender as necessidades básicas de um domicílio rural mesmo em pequenos potenciais hidráulicos.
Apesar do esforço que o governo tem feito para levar energia elétrica no campo por meio de sistemas interligados, ainda assim em muitas localidades isso é inviável.
Problemas tais como grandes extensões de redes convencionais, sistemas de geração descentralizados, redes isoladas ou sistemas individuais, culminam na inviabilização de tais projetos.
Por isso, segundo dados de “Micro-usinas Hidrelétricas – Construção e Operação” (2000), dos 5,5 milhões de propriedades rurais brasileiras, somente pouco mais de 1 milhão são abastecidas com energia elétrica das concessionárias. Os 4,5 milhões restantes têm como opção o uso de moto-geradores (Diesel e gasolina), da energia solar para aquecimento de água, iluminação e acionamento de motores de baixa potência, da energia eólica (geração de eletricidade e bombeamento de água) e por meio do aproveitamento de cursos d’água que fazem o acionamento de micro-centrais para gerar energia elétrica.
Frente a este cenário a racional implantação de micro-usinas hidrelétricas tornou-se uma alternativa plausível para as comunidades rurais na medida em que oferece condições técnico/econômicas aliada às novas tecnologias disponíveis como a tradição e a confiabilidade técnica das nossas unidades geradoras, sem contudo contar que hoje a realidade em função da alta demanda e a escassez energética do planeta é muito mais complexa do que se pode imaginar.
Os pequenos aproveitamentos hídricos voltaram a receber substancial atenção por parte dos órgãos federais.
Projeto Instalação de Micro Usina
Micro Usina Hidrelétrica, como funciona?
Uma queda d'água de um córrego, rio ou igarapé constitui é uma fonte hidro-energética natural, renovável e gratuita.
Implantando uma Micro Usina Hidrelétrica ALTERIMA esta energia pode ser transformada e reaproveitada em forma de eletricidade reduzindo significativamente os custos de sua propriedade.
Tal sistemática funciona da seguinte forma:
A energia cinético-hidráulica derivada desta queda é convertida em energia mecânica por meio de uma turbina hidráulica que por sua vez a converte em energia elétrica por um gerador, sendo esta energia transportada por linhas de transmissão.
A micro-usina geradora pode fornecer energia elétrica para sítios, fazendas, comunidades rurais ou agro indústrias.
Em suma, as micro-centrais hidrelétricas podem possuir várias concepções técnicas.
Elegemos as turbinas de ação (rodas PELTON), por tratarem-se da tecnologia que empregamos em nossos equipamentos.
Sua configuração é a fio d’água não necessitando de reservatório para armazenar água.
É composta de canal de adução, grades de retenção, comporta, câmara de carga, tubulação forçada ou “PENSTOCK”, casa de máquinas (ou de força) e linhas de transmissão e distribuição.
Projeto e instalação de micro usina hidrelétrica Alterima
Agora não é mais necessário grandes caudais para que pequenas propriedades rurais tenham sua própria energia elétrica.
Com a tecnologia que dispomos até mesmo um pequeno córrego é capaz de gerar energia para atender suas necessidades domésticas.
Você pode optar por maior ou menor produção de energia de acordo com seu volume de água e desnível topográfico (queda d’água).
Basta entrar em contato conosco para fazer seu orçamento sem compromisso!
Afinal, temos vários anos de experiência com mais de 30.000 implantações em todo território nacional.